Caldeiras são equipamentos industriais metálicos responsáveis por produzir e acumular vapor a partir de diferentes fontes de energia. A mais comum e mais utilizada é a própria água, em decorrência de sua abundância e por nos possibilitar que seja reaproveitada através da condensação, ou seja, quando a água passa do seu estado líquido para seu estado gasoso. Esse armazenamento é feito em altas pressões, superiores até mesmo à pressão atmosférica e em altas temperaturas. Após todo esse vapor ser acumulado, o calor que é gerado dentro dessas caldeiras, é utilizado como fonte de energia térmica aquecendo os ambientes.
Com a chegada das caldeiras a vapor, a combustão acabava se concentrando em apenas um local da indústria, e todo calor gerado se distribuía através de tubulações de vapor. No início essas tubulações não eram cilíndricas, pois não se tinha conhecimento de que esse formato específico era capaz de aumentar sua resistência mecânica. O estadunidense Oliver Evans, foi um dos engenheiros estadunidenses responsável por essa inovação de mudança de formato. Essa tecnologia iniciou uma nova era na produção manufaturada e mantém essa dinâmica nas indústrias até os dias de hoje.
A SD Engenharia é especialista e responsável por garantir que toda manutenção nas caldeiras de vapor seja feita de maneira correta, visando garantir que nossos clientes estejam seguros e dentro da legislação que regulamenta e fiscaliza esse tipo de equipamento. Nossa empresa já adequou documentações de mais de 1000 equipamentos das mais diversas empresas no período de pouco mais de uma década. Estamos preparados para elaborar documentos de inspeção inicial, periódico, extraordinário e também de integridade, além de realizarmos reconstituição de prontuários, para equipamentos de alto risco. Também realizamos PAR, projetos de alterações ou reparos para adequações físicas com base em cálculos realizados por nossos profissionais.